“Paisagismo - Projetando Espaços Livres”, apresenta o verdadeiro papel e o potencial do paisagismo, que vai muito além do ornamental, da formação de jardins ou do tratamento de fachadas.
No livro, você aprenderá que o espaço deve ser o verdadeiro objeto da investigação projetual e perceberá claramente a distinção entre o paisagismo e a jardinagem.
As bases fundamentais na construção de um projeto muitas vezes não são conscientemente percebidas e interferem diretamente na maneira como os usuários percebem e se comportam dentro do espaço.
Cabe a você, profissional, estar consciente dessas bases e otimizar essa dinâmica.
O livro aborda os fundamentos para a criação dos projetos, de forma que ela se aplica não apenas ao paisagismo em si, mas a todas as atividades que visam planejar os espaços e suas interações com as pessoas, inclusive na própria arquitetura.
A compreensão da dinâmica entre pessoas e espaço físico é o primeiro passo para que você, como profissional, possa intervir com segurança, sensatez e criatividade sobre as relações espaciais pré-existentes.
Meu nome é Marcos Malamut, sou arquiteto e urbanista (FAUUSP/93), especialista em Plantas Ornamentais e Paisagismo, e conselheiro do CAU/BA na gestão 2020/2023.
Há mais de 25 anos atuo no desenvolvimento de projetos de arquitetura e paisagismo, atendendo a clientes como Petrobrás, Odebrecht, MRV, Rio Quente Resorts, Iberostar e Sauípe, com 2 prêmios de melhor ambiente na CASACOR Bahia.
Ministro aulas na Proflora e em disciplinas de pós-graduação em cursos nas áreas de arquitetura, paisagismo e design de interiores.
Já são centenas de alunos que aprenderam a enxergar o Paisagismo sob uma ótica diferente através dos meus ensinamentos.