Espaços com um potencial incrível se tornam projetos comuns, quando a capacidade do paisagismo de causar mudanças é subaproveitada.
Ao contrário do senso comum, paisagismo não é sobre plantas. É sobre vazios. Um projeto de paisagismo é sobre criar experiências para pessoas. Não é apenas sobre planejar um ambiente, mas as dinâmicas e as interações que os usuários vão ter no local projetado.
Isso nos obriga a planejar tudo o que a gente não vê, mas percebe: a quarta dimensão – o tempo, os fluxos, a maneira com que as pessoas irão perceber e reagir ao espaço – uma narrativa construída.
Paisagismo é parte da arquitetura, define seu contexto e a forma com que será acessada e percebida – e tem o mesmo objeto de trabalho: o vazio habitável, o espaço.
As formações em paisagismo disponíveis hoje no mercado não abordam essa visão, deixando importantes lacunas no aprendizado do aluno sobre o verdadeiro potencial de transformação do paisagismo, que se refletem na prática profissional.
Complementar a sua formação acadêmica ao aprender uma abordagem do paisagismo que não é apresentada em cursos de graduação, e que vai te ajudar a criar projetos impactantes para os usuários;
Atuar em um mercado que está em constante expansão, com oportunidades diversas;
Incrementar a sua atuação profissional, realizando serviços complementares, bem como maior qualificação em seus projetos;
Melhorar o seu posicionamento no mercado como profissional, ao apresentar uma base sólida em sua formação educacional, se destacando da concorrência;
Ter contato com outros profissionais e networking, com a troca de experiências, opiniões e conhecimento, entre os membros da Formação e o professor.
Paisagismo não é feito de plantas, e essa percepção equivocada gera um grande desperdício de oportunidades. O projeto de paisagismo, como o de arquitetura, na verdade, é feito de vazios – vazios habitáveis. O foco é o espaço a ser projetado e as dinâmicas que serão criadas nele – as experiências das pessoas.
Assim como o projeto de uma casa não começa pela especificação dos pisos e revestimentos, o projeto de paisagismo não começa pelas plantas. Começa pela leitura e interpretação do espaço, de seus fluxos, eixos e vocações. Paredes são apenas uma forma de ordenar e correlacionar vazios na arquitetura – e o mesmo acontece no paisagismo, com outros materiais.
E as plantas? As plantas são um de nossos principais materiais de construção, oferecendo inúmeras vantagens do ponto de vista ambiental, de conforto urbano, na qualidade de vida das pessoas, contribuindo com nossos projetos através de seus atributos volumétricos, estéticos e sensoriais. O projeto não começa pelas plantas, mas pode terminar nelas.
Se você pensa que paisagismo é só uma maneira de ornamentar fachadas com plantas, é apenas isso que você vai realizar em seus projetos. Para entregar mais transformação e experiências mais marcantes, preciso saber querer – saber que há mais para querer. E, a partir daí, descobrir como, com que recursos e ferramentas ordenar um projeto que atinja esses novos objetivos, de forma absolutamente intencional e consciente
É um equívoco achar que a melhor música é feita das melhores notas, ou melhor quadro é feito com as melhores tintas. Achar que o melhor paisagismo é feito das melhores plantas é se obrigar a seguir as modas do momento em projetos de baixa originalidade e limitados à ornamentação superficial.
O que importa em um projeto, em uma música, em uma pintura são os comos: como as notas se relacionam, que tipo de tensão ou suavidade existe entre elas e com que objetivo, para onde a melodia deve nos conduzir e que sentimentos deve evocar. Nenhuma nota tem esse poder, nenhuma planta tem esse poder – o como é sempre mais importante do que o o quê.
É uma abordagem projetual que conduz o planejamento dos espaços com foco na experiência das pessoas, a partir da visão do paisagismo como projeto de vazios habitáveis. A ênfase está na compreensão da forma como os indivíduos cognitivamente percebem e interpretam os espaços.
Isso inclui a compreensão da disposição espacial, a sensação de orientação e a maneira como os elementos do paisagismo são organizados para facilitar a navegação e a apreciação do ambiente, proporcionando uma experiência sensorial rica e significativa, controlando a comunicação simbólica, melhorando o bem-estar e a conexão dos indivíduos com o espaço.
A cada módulo, você passará pelos três pilares da Formação, com aulas teóricas, atividade prática e participação na Semana de Implementação.
Nas Semanas de Implementação, nós teremos encontros ao vivo para comentar exercícios relevantes para a turma, compartilhar experiências e tirar dúvidas diretamente com o professor.
A Formação em Paisagismo com abordagem Espaçoceptiva é um curso de extensão universitária, com certificação pelo MEC.
O conteúdo é de extrema utilidade para todos os profissionais e futuros profissionais de áreas relacionadas ao planejamento de ambientes para pessoas, em todas as escalas.
Ou seja, para todos que queiram se capacitar para a criação de projetos a partir dos vazios, para a criação de experiências marcantes para os usuários..
Embora o nome inclua o direcionamento para os arquitetos, visto que estes apresentam uma base na prática de projeto, paisagistas, urbanistas e designers de interiores, também terão as suas perspectivas transformadas pelo conteúdo ensinado.
Além disso, você também se conectará com profissionais das respectivas áreas e poderá trocar pontos de vista, ideias e tirar dúvidas sobre os projetos.
O foco do Mente Paisagística é te ensinar a desenvolver uma perspectiva diferente e, portanto, uma nova forma de pensar em seus projetos.
Somos especialistas em paisagismo para pessoas!
O que isso quer dizer?
Há 20 anos praticamos e ensinamos o paisagismo de uma forma muito diferente da habitualmente praticada no mercado, que na prática trata o paisagismo como uma espécie de jardinagem planejada.
Propomos uma abordagem original, focada na percepção e na criação de experiências para pessoas, a partir da leitura e reconfiguração dos vazios, projetando a forma com que elas percebem, reagem e se comportam no espaço.
Ao completar todas as etapas da Formação, incluindo aulas e atividades práticas, você receberá o seu Certificado de Extensão Universitária validado pelo MEC.
ou à vista, com desconto
Se você desistir de se tornar um profissional certificado pela Formação em Paisagismo com abordagem Espaçoceptiva em até 7 dias após o pagamento, poderá receber o reembolso integral do valor do pago.
Basta enviar um e-mail para a nossa equipe de suporte e nós devolveremos o valor do curso, sem burocracias e justificativas.
Arquiteto e urbanista (FAUUSP/93), especialista em Plantas Ornamentais e Paisagismo, autor do livro Paisagismo: projetando espaços livres e conselheiro titular do CAU/BA na gestão 2021/2023 e suplente na gestão 2024/2026.
Há 30 anos, atendo a clientes como Petrobrás, Odebrecht, MRV, Rio Quente Resorts, Iberostar e Sauípe, tendo recebido 2 prêmios de melhor ambiente na CASACOR Bahia.
Ministro, há mais de 20 anos, aulas na Proflora e em disciplinas de pós-graduação nas áreas de arquitetura, paisagismo e design de interiores, tendo ajudado várias centenas de profissionais a aumentar a qualidade e a percepção de valor de seus projetos, por meio de uma perspectiva única do paisagismo.
Percebi, nos últimos anos, uma demanda crescente do mercado por profissionais cada vez mais especializados e qualificados, capazes de criar projetos verdadeiramente impactantes, além da competição acirrada entre os profissionais.
A partir dessa visão, decidi formar profissionais com essa perspectiva do paisagismo, passando o conhecimento que adquiri em 30 anos de atuação como profissional e mais de 20 anos como professor.
Logo, a conclusão bem-sucedida da Formação em Paisagismo com abordagem Espaçoceptiva torna-se um selo de competência profissional, contando, ainda, com o certificado assinado pelo MEC, agregando o devido reconhecimento pelo órgão competente.
Aproximação e sensibilização do participante à abordagem proposta
SEMANA DE IMPLEMENTAÇÃO I – Exercício de articulação espacial
Uso das plantas: Identificação do papel da vegetação na ordenação dos vazios
Focalização na experiência humana como princípio de projeto
Reconhecimento do impacto das estruturas espaciais no comportamento dos usuários
SEMANA DE IMPLEMENTAÇÃO II – Exercício de controle de fluxos e direções (praça)
Visualização dos conceitos aplicados ao mundo real em apresentação de projetos
Apresentação de padrões de representação e documentação de projetos
Reconhecimento dos fatores que embasam as decisões do projeto
SEMANA DE IMPLEMENTAÇÃO III – Exercício de diagnóstico e proposição de partido de projeto residencial
Discussão sobre aspectos de ordem ética e filosófica sobre as responsabilidades, escolhas e posicionamento profissional
Estudo de caso Casacor
SEMANA DE IMPLEMENTAÇÃO IV – Exercício sobre partido e estruturas espaciais de projeto residencial
Orientação sobre os critérios que determinam o sucesso da especificação da vegetação em cultivo paisagístico
Princípios básicos de morfologia e fisiologia vegetal aplicados à prática profissional
Conceitos e princípios para a preparação do substrato de plantio, em vasos ou jardins
SEMANA DE IMPLEMENTAÇÃO V – Exercício de especificação das plantas
Rotinas e procedimentos padrão para o plantio e manutenção de plantas ornamentais em jardins
Apresentação de principais agentes causadores de doenças e sintomas principais
Guia referencial de espécies com aplicação ornamental
A equipe de suporte da Proflora entrará em contato com você pelo WhatsApp ou por e-mail para completar a sua inscrição.
Sim. As gravações de todos os encontros ao vivo ficarão disponíveis na plataforma do curso.
Você terá 12 meses de acesso a todo o material do curso.
Além dos encontros ao vivo, você poderá postar todas as suas dúvidas na plataforma do curso, na parte de comentários, para que o professor possa responder.
Cartão de crédito, com parcelamento em até 12 vezes, boleto bancário e pix.
Assim que a sua inscrição for finalizada, você receberá um e-mail da plataforma com o seu acesso.
Para conseguir o certificado, você precisa concluir todos os módulos, incluindo a realização das atividades práticas.