CURSO PROJETANDO ESPAÇOS LIVRES

Vamos projetar paisagismo?

EDIÇÃO ESPECIAL  – MACEIÓ

07 a 11 de fevereiro de 2019

Auditório do HOTEL MARINAS

Av. Álvaro Calheiros n°30 – Bairro Stella Maris – Maceió  – AL

O QUE VOCÊ VAI APRENDER NESSE CURSO?

Método e critérios para o planejamento de áreas externas.
O papel da vegetação na estruturação dos espaços não edificados.
O controle sobre a percepção espacial dos usuários como forma de criação de novos espaços.
As inter-relações entre paisagismo e arquitetura e o papel da arquitetura na composição paisagística.
Sensibilidade e senso crítico para avaliação das qualidades de um projeto.
Desenvolvimento da própria percepção espacial através de exercícios práticos e da realização de um projeto monitorado.

MÓDULOS

  • O QUE É PROJETO organiza didaticamente o fluxo de desenvolvimento de um projeto, de forma que o processo favoreça o encontro de soluções mais coerentes e criativas.
  • O PROJETO DE PAISAGISMO elenca as principais demandas e possíveis objetivos de um projeto de paisagismo, contrapostos aos recursos que estruturarão uma solução eficiente.
  • PERCEPÇÃO HUMANA sensibiliza para a importância de se compreender as formas com que as pessoas interagem com o mundo ao seu redor, como maneira de se desenvolver projetos bem sucedidos.
  • FUNÇÕES DAS PLANTAS NO PAISAGISMO categoriza as tipologias de plantas ornamentais a partir do papel construtivo que desempenharão no espaço projetado.
  • CONDICIONANTES DO PROJETO DE PAISAGISMO orienta a investigação dos fatores existentes no local da intervenção que guiarão as decisões de projeto.
  • REPRESENTAÇÃO GRÁFICA EM PAISAGISMO Debate soluções de projetos realizados, explicitando os conceitos que orientam cada desenho.
  • EXERCÍCIOS São parte fundamental da estratégia didática, para compreensão prática dos conceitos apresentados. Tratam isoladamente dos principais aspectos a considerar no desenvolvimento de um projeto de paisagismo e são reunidos no desenvolvimento do exercício final, um projeto monitorado.

Apoio

PERGUNTAS FREQUENTES

O QUE O ALUNO APRENDERÁ COM ESSE CURSO?

O aluno vai descobrir que paisagismo ultrapassa sua dimensão ornamental, abrangendo outras possibilidades e responsabilidades que ampliam a abrangência da atuação e o poder de transformação. Vai perceber que seu trabalho pode ser enriquecido ao compreender o papel da percepção do usuário na concepção dos espaços. Vai identificar quais os fatores que interferem na concepção e desenvolvimento de um projeto e compreender como articulá-los de forma a obter transformações surpreendentes.

POR QUE ESSE CURSO É INDICADO PARA O ARQUITETO E O DESIGNER DE INTERIORES?

Projetando Espaços Livres trata de métodos e critérios para o desenvolvimento de projetos de paisagismo, atividade naturalmente vinculada à atuação profissional de arquitetos e designers de interiores. O curso apresenta a esses profissionais um outro olhar sobre o paisagismo, mais abrangente, que explicita as interferências do paisagismo em seus próprios projetos. A partir desta ótica, Projetando Espaços Livres não apenas desenvolve a habilidade na elaboração de projetos de paisagismo, mas também contribui para a qualificação dos projetos que estes profissionais realizam em suas próprias áreas de atuação.

POR QUE ESSE CURSO É INDICADO PARA O PAISAGISTA?

Acrescenta às habilidades destes profissionais uma forma de projetar baseada na percepção espacial do usuário, o que permite abordagens mais ricas e transformadoras. Amplia os seus horizontes ao apresentar novas possibilidades e formas de intervenção que ultrapassam os limites do papel ornamental do paisagismo.

POR QUE ESSE CURSO É INDICADO PARA O BIÓLOGO, ENGENHEIRO AGRÔNOMO E AMBIENTAL?

Apresenta de forma organizada método e critérios para o desenvolvimento de projetos de paisagismo. Elenca os fatores que  interferem na concepção de um projeto e demonstra como suas correlações conduzem e orientam as decisões de forma lógica, abrindo horizontes e apresentando a esses profissionais um olhar paisagístico sobre o espaço que é objeto de intervenção.

POR QUE ESSE CURSO É INDICADO PARA O ESTUDANTE?

Complementa sua formação, estimulando a percepção da real abrangência de um projeto paisagístico e de suas interrelações com a arquitetura, estimulando o diálogo entre espaços edificados e não edificados na concepção dos seus projetos. Orienta e desenvolve senso crítico para discernir as questões centrais na elaboração de um projeto, sensibilizando para a leitura do espaço e de seus componentes estruturais, favorecendo o aprendizado em suas experiências cotidianas.

POR QUE ESSE CURSO É INDICADO PARA O INTERESSADO EM PAISAGISMO QUE NÃO É PROFISSIONAL?

Explicita a dimensão e as possibilidades de um projeto paisagístico, orientando suas escolhas e decisões.  Apresenta de forma organizada método e critérios para o desenvolvimento de projetos de paisagismo, permitindo uma compreensão ampla do processo e favorecendo uma aproximação às demandas responsabilidades da atuação profissional. Desenvolve senso crítico e discernimento para fiscalizar e contratar serviços especializados.

POLÍTICA DE REEMBOLSO

Inscrições canceladas com até 7 dias de antecedência à data de início da turma são reembolsadas integralmente.

SOBRE MARCOS MALAMUT

Sou arquiteto e urbanista, graduado pela Universidade de São Paulo (FAU-USP/1993), especialista em Plantas Ornamentais e Paisagismo (UFLA/2009). Atuo profissionalmente há mais de 20 anos no desenvolvimento de projetos de paisagismo. Leciono em disciplinas de pós-graduação e desde 2005 ministro, através da Proflora, cursos e palestras na área para amadores, estudantes e profissionais. Vejo o paisagismo como um tema fundamental para o desenvolvimento da saúde das cidades e das pessoas, mas lamentavelmente subvalorizado na prática cotidiana. Creio na difusão do conhecimento como ferramenta de transformação e como oportunidade de retribuir, distribuir e contribuir.

Depoimento de pessoas reais
que cursaram o Projetando Espaços Livres

  • Fiquei encantado com a didática que o tema paisagismo foi abordado em Projetando Espaços Livres. Guardo para mim uma máxima de meu amigo e professor Marcos Malamut:  "Se, ao questionar se algo deve ser inserido ou não no projeto, a resposta for:'porque está bonitinho!', pode retirar". Tudo deve ter um porquê e um objetivo que não seja só porque é belo. Devemos trabalhar as sensações e fazer as pessoas terem vontade de descobrir o jardim. Sempre que vejo alguém falando sobre curso de paisagismo indico o de Marcos Malamut pelo conteúdo abordado e pela didática . Linguagem é simples, informações relevantes e uma abordagem leve que faz a gente querer mais. Entendendo o Jardim - mar/2013 e Projetando Espaços Livres - mai/2013

    Brandão Freire
    Brandão Freire Paisagista - diretor da Lanavaranda
  • Uma experiência importante no meu processo de descobertas para que caminhos engajar na arquitetura. Sabia pouco sobre paisagismo e o curso me trouxe um olhar diferente para a área, agradeço a forma esclarecedora e inspiradora que Marcos conduz suas aulas. Hoje, definitivamente, paisagismo faz parte de minhas pretensões profissionais. Grata, muito grata por isso.
    Entendendo o Jardim - mar/2013

    Gláucia Huana
    Gláucia Huana Estudante de Arquitetura e Urbanismo da FAUFBA
  • Participei dos cursos Projetando Espaços Livres e Entendendo o Jardim! Em primeiro lugar o professor passa o conteúdo de forma clara, isso facilita nosso entendimento. Eu indico que se faça os dois porque eles se completam. Não dá pra projetar algum espaço sem ter algum conhecimento das espécies utilizadas. Após esses cursos passamos olhar o espaço a ser projetado com um novo olhar, mais profissional. ENTENDENDO O JARDIM - mar/2012 PROJETANDO ESPAÇOS LIVRES - nov/2015

    Rita Reis
    Rita Reis Designer de Interiores

Qual é o investimento para o
curso presencial Projetando Espaços Livres?

NÃO ESTUDANTES

 R$ 890,

 10X SEM JUROS no cartão ou 1X no boleto

ESTUDANTES

R$ 690,

10X SEM JUROS no cartão ou 1X no boleto

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

07/02 QUINTA-FEIRA

(manhã)

08:30 às 10:30

Apresentação/O que é projeto

10:30 às 12:30

O Projeto de Paisagismo

(noite)

18:30 às 20:30

Exercício 1 (distribuição espacial)

20:30 às 22:30

Percepção Humana

 

08/02 SEXTA-FEIRA

(manhã)

08:30 às 10:30

Exercício 2 (elementos construídos)

10:30 às 12:30

Funções das Plantas no Paisagismo

(noite)

18:30 às 22:30

Exercício 3 (o jardim em suas dimensões)

09/02 SÁBADO

(manhã)

08:30 às 10:30

Condicionantes do Projeto de Paisagismo

10:30 às 12:30

Visita, Cadastramento e Projeto

(tarde)

14:30 às 16:30

 Diagnóstico da Área

16:30 às 18:30

Projeto e Desenvolvimento

 

10/02 DOMINGO

(manhã)

08:30 às 10:30

Projeto e Desenvolvimento

10:30 às 13:00

Representação Gráfica

 

11/02 SEGUNDA-FEIRA

(manhã)

08:30 às 10:30

Projeto e Desenvolvimento

10:30 às 12:30

Contexto e Paisagem

(noite)

18:30 às 20:30

Volumetria das Plantas

20:30 às 22:30

Projeto – Finalização

ONDE OCORRERÃO AS AULAS?

DÚVIDAS

Caso você tenha qualquer pergunta sobre o curso, por favor, entre em contato pelo formulário abaixo. Nós lemos cada mensagem que chega até nós e trabalhamos o máximo possível para responder todos os e-mails que chegam o mais breve possível.

[]
1 Step 1
Nome
Telefone
Cidade
Comentário
0 /
Previous
Next

INFORMAÇÕES [11] 3042.8549 | [71] 4042.8949 | WHATSAPP [71] 98259.7998