CURSO ENTENDENDO O JARDIM

Vamos compreender os principais processos de formação e manutenção de um jardim?

EDIÇÃO SALVADOR – BAHIA

28 de agosto a 02 de setembro de 2017

Aulas no auditório do Edifício Guimarães Trade – Avenida Tancredo Neves 1189 (próximo à Casa do Comércio).
Aulas à noite (18 às 22h) de segunda a sexta-feira e durante o sábado (9 às18:30h), conforme programação.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER NESSE CURSO?

Identificar as relações entre os vegetais urbanos e o ambiente em que se inserem.

Perceber a importância do sistema solo-planta-ambiente
Compreender os fundamentos básicos da jardinagem (nutrição mineral, fisiologia, fatores ambientais).

Conhecer as técnicas adequadas de plantio e manutenção de jardins que promovam a saúde e o desenvolvimento da vegetação.

Saber das características e comportamento das principais espécies de uso paisagístico adequadas ao ambiente local.

MÓDULOS

  • ECOLOGIA URBANA vamos aprender que para obter sucesso e eliminar frustrações no cultivo de jardins, é fundamental compreender as interações das plantas com o ambiente que as circunda.
  • BOTÂNICA PARA PAISAGISTAS apresentaremos a maneira com que os organismos das plantas são constituídos e como os princípios de seu desenvolvimento orientam a forma com que devemos lidar com elas.
  • BASES DO JARDIM aprenderemos que o solo é muito mais que a base física sobre a qual as plantas se apoiam e boa parte do sucesso de um jardim depende de sua preparação adequada.
  • MANUTENÇÃO DE JARDINS vamos compreender as principais práticas e rotinas para que um jardim se mantenha saudável e bonito ao longo de toda a sua vida.
  • IDENTIFICAÇÃO E CONTROLE DE PRAGAS E DOENÇAS aprenderemos que nem sempre os sinais de pragas e doenças são intuitivos e que é preciso reconhecer a origem do problema para saber saná-lo.
  • PLANTAS ORNAMENTAIS conheceremos as principais características de mais de 300 espécies ornamentais, e seu comportamento esperado na região. As aulas são organizadas e dedicadas especificamente a Gramados, Forrações, Arbustos, Árvores, Palmeiras, Trepadeiras, Orquídeas e Bromélias.

Apoio

PERGUNTAS FREQUENTES

O QUE O ALUNO APRENDERÁ COM ESSE CURSO?

O curso ensina que os processos de formação e manutenção de jardins se tornam lógicos quando compreendemos os mecanismos básicos das plantas, como organismos vivos e complexos. Demonstra que as maiores dificuldades se originam no descompasso entre o que as plantas precisam para se desenvolver saudáveis e o que costumamos oferecer a elas. Que, com decisões criteriosas e fundamentadas, construir e manter jardins saudáveis, belos e sustentáveis é uma tarefa mais simples do que pode parecer.

O QUE O ALUNO DEVE ESPERAR DESSE CURSO?

A promessa do Entendendo o Jardim é realmente fazer entender o jardim: sensibilizar para os mecanismos e necessidades das plantas de forma a orientar escolhas mais adequadas na especificação de plantas, formação e manutenção de jardins, desmistificando o assunto e solucionando as dúvidas e dificuldades mais frequentes.

POR QUE ESSE CURSO É INDICADO PARA O ARQUITETO E O DESIGNER DE INTERIORES?

Esse curso vai auxiliar nas suas decisões de projeto, especialmente em relação aos critérios que deverão ser adotados para especificar adequadamente plantas ornamentais, orientando escolhas mais eficientes para todos os tipos de ambientes. Abordará conteúdos não contemplados em sua formação de origem, relacionados à especificação e cultivo de plantas ornamentais em ambientes internos ou externos.

POR QUE ESSE CURSO É INDICADO PARA O PAISAGISTA?

O Entendendo Jardim vai ampliar seu repertório de plantas ornamentais e orientar sobre as melhores práticas e decisões para a formação e manutenção de jardins, apresentando os conceitos fundamentais dos cuidados com as plantas, de forma a ajudá-lo encontrar soluções seguras e sustentáveis.

POR QUE ESSE CURSO É INDICADO PARA O BIÓLOGO, ENGENHEIRO AGRÔNOMO E AMBIENTAL?

O curso vai aproximá-lo do olhar paisagístico e das especificidades do cultivo de plantas ornamentais em jardins. Ampliará seu repertório de plantas ornamentais e apresentará orientações sobre as melhores práticas e decisões para a formação e manutenção de jardins.

POR QUE ESSE CURSO É INDICADO PARA O ESTUDANTE?

O Entendendo Jardim complementa a formação do estudante, agregando capacidade para especificar plantas ornamentais e auxiliando no desenvolvimento de um olhar crítico para acompanhar os processos de formação e manutenção de jardins.

POR QUE ESSE CURSO É INDICADO PARA O INTERESSADO EM PAISAGISMO QUE NÃO É PROFISSIONAL?

O Entendendo Jardim melhora os resultados em seu próprio jardim a partir da compreensão das lógicas que regem as práticas tanto a escolha das plantas, quanto seu cultivo, de forma a se obter sucesso na formação e manutenção de um jardim. Desenvolve também o senso crítico e discernimento para fiscalizar e contratar serviços especializados na área.

POLÍTICA DE REEMBOLSO

Inscrições canceladas com até 7 dias de antecedência à data de início da turma são reembolsadas integralmente.

SOBRE MARCOS MALAMUT

Sou arquiteto e urbanista, graduado pela Universidade de São Paulo (FAU-USP/1993), especialista em Plantas Ornamentais e Paisagismo (UFLA/2009). Atuo profissionalmente há mais de 20 anos no desenvolvimento de projetos de paisagismo. Leciono em disciplinas de pós-graduação e desde 2005 ministro, através da Proflora, cursos e palestras na área para amadores, estudantes e profissionais. Vejo o paisagismo como um tema fundamental para o desenvolvimento da saúde das cidades e das pessoas, mas lamentavelmente subvalorizado na prática cotidiana. Creio na difusão do conhecimento como ferramenta de transformação e como oportunidade de retribuir, distribuir e contribuir.

Depoimento de pessoas reais
que cursaram o Entendendo o Jardim

  • Participei dos cursos Projetando Espaços Livres e Entendendo o Jardim! Em primeiro lugar o professor passa o conteúdo de forma clara, isso facilita nosso entendimento. Eu indico que se faça os dois porque eles se completam. Não dá pra projetar algum espaço sem ter algum conhecimento das espécies utilizadas. Após esses cursos passamos olhar o espaço a ser projetado com um novo olhar, mais profissional. ENTENDENDO O JARDIM - mar/2012 PROJETANDO ESPAÇOS LIVRES - nov/2015

    Rita Reis
    Rita Reis Designer de Interiores
  • Sou Engenheira agrônoma, trabalho com agricultura familiar, mas sempre quis me aprofundar na área de paisagismo. Pesquisei e descobri a Proflora. Fiz primeiro o curso "Projetando Espaços Livres", maravilhoso, super dinâmico - a gente sai do curso realmente com uma visão técnica e o melhor se sentindo segura para rabiscar os primeiros projetos.. rs. Logo depois fiz "Entendendo o Jardim", perfeito também, conteúdo e material didático muuito bons. Eu suuuper indico os cursos para profissionais de qualquer formação que se identifiquem com a área.

    Projetando Espaços Livres - mai/2015 Entendendo o Jardim - ago/2015

    Bárbara Rodrigues
    Bárbara Rodrigues Engenheira Agrônoma
  • Fiz e recomendo os Cursos "Entendendo o Jardim" e "Projetando Espaços Livres", ministrados pelo Arquiteto Paisagista Marcos Malamut. Recomendo não só pelo rico conteúdo, como pela didática, pela interação professor/aluno, que proporciona aos participantes um entendimento perfeito, mesmo sendo provenientes das mais variadas áreas. São cursos de excelente qualidade ministrados por um profissional sério e competente, com grande experiência na área e reconhecido no mercado, pelo seu excelente trabalho. Em resumo, são cursos que primam pela excelência, característica inerente a quem ama o que faz.
    Entendendo o Jardim - mar/2013 e  Projetando Espaços Livres - set/2014

    Mônica Sarpa
    Mônica Sarpa Arquiteta

Qual é o investimento para o
curso presencial Entendendo o Jardim?

ESTUDANTES R$ 480,

10X SEM JUROS no cartão ou 1X no boleto

NÃO ESTUDANTES R$ 590,

10X SEM JUROS no cartão ou 1X no boleto

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

28/08 – SEGUNDA FEIRA

18:00 às 20:00
Apresentação/Ecologia Urbana

20:00 às 22:00
Forrações

29/08 – TERÇA FEIRA

18:00 às 20:00
Arbustos

20:00 às 22:00
Botânica para Paisagistas

30/08 – QUARTA FEIRA

18:00 às 20:00
Árvores

20:00 às 22:00
Solos e Adubação

31/08 – QUINTA FEIRA

18:00 às 20:00
Palmeiras

20:00 às 22:00
Manutenção de Jardins

01/09 – SEXTA FEIRA

18:00 às 20:00
Trepadeiras

20:00 às 22:00
Identificação e Controle de Pragas

02/09 – SÁBADO

09:00 às 12:00
Visita Técnica ao Horto

14:30 às 16:30
Gramados

16:30 às 18:30
Orquídeas e Bromélias

ONDE OCORRERÃO AS AULAS?

DÚVIDAS

Caso você tenha qualquer pergunta sobre o curso, por favor, entre em contato pelo formulário abaixo. Nós lemos cada mensagem que chega até nós e trabalhamos o máximo possível para responder todos os e-mails que chegam o mais breve possível.

[]
1 Step 1
Nome
Telefone
Cidade
Comentário
0 /
Previous
Next

INFORMAÇÕES [11] 3042.8549 | [71] 4042.8949 | WHATS APP [71] 98802.8460